![]() |
INFORMATIVOS >> CLIENT ALERTS
VoltarFoi publicado ontem, no Diário Oficial da União, o Decreto 8.742 de 04 de maio de 2016 (“Decreto”), que trata dos atos notariais e de registro civil, bem como da dispensa do processo de legalização de documentos pelas autoridades consulares brasileiras. A norma revoga o Decreto 84.451, de 31 de janeiro de 1980.
Visando descentralizar e, consequentemente, dar celeridade ao processo de legalização de documentos estrangeiros, o Decreto autoriza as autoridades consulares a assinar os documentos submetidos ao processo de legalização, em oposição ao que era previsto no decreto ora revogado. A norma também prevê a possibilidade de autenticação digital dos documentos e autoriza consulados e embaixadas a esclarecer dúvidas quanto à autenticidade das assinaturas emitidas pelas autoridades consultares desonerando o Ministério das Relações Exteriores e simplificando o processo.
O Decreto dispõe, ainda, sobre a dispensa da exigência de legalização de documentos expedidos por países signatários de tratados bilaterais e multilaterais, como a Convenção de Haia que foi recentemente ratificada pelo Brasil e que abrange um grande número de países, tais como Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, Rússia, França e Argentina.
- Carlos Fernando Souto
- Clarissa Yokomizo
- Claudio Michelon
- Erika Donin Dutra
- Fábio Machado Baldissera
- Fernanda Girardi Tavares
- Fernando Pellenz
- Gilberto Deon Corrêa Junior
- Isabelle Ferrarini Bueno
- Jorge Cesa Ferreira da Silva
- Luis Felipe Spinelli
- Michelle Squeff
- Rafaela Chemale Kern
- Rodrigo Tellechea Silva
- Vinicius Fadanelli
Erro no banco de dados do WordPress: [Can't find FULLTEXT index matching the column list]SELECT DISTINCT wp_posts.ID, wp_posts.post_date FROM wp_posts WHERE 1=1 AND MATCH (post_title,post_content) AGAINST ('Societário ') AND wp_posts.post_date < '2025-12-06 07:53:49' AND wp_posts.post_date >= '2022-12-07 07:53:49' AND wp_posts.post_status IN ('publish','inherit') AND wp_posts.ID != 4720 AND wp_posts.post_type IN ('post', 'page', 'destaques', 'publicacoes', 'newsletters', 'areas-de-atuacao', 'clientalert', 'advogados', 'conteudo', 'podcasts', 'noticias', 'video', 'tribe_events') LIMIT 0, 6
