![]() |
INFORMATIVOS >> CLIENT ALERTS
VoltarFoi publicada na última sexta-feira, dia 29/12/2017, nova Portaria do Ministério do Trabalho e Previdência Social a respeito da definição e conceito de trabalho em condições análogas às de escravo.
O texto substitui a Portaria 1.129/2017, editada em 16 de outubro de 2017, muito criticada por supostamente conter regras que dificultavam a liberação de trabalhadores em condições degradantes e tornar mais brando o conceito de trabalho forçado.
Por outro lado, a nova Portaria torna mais amplo o conceito de jornada exaustiva e de condição degradante de trabalho e simplifica a divulgação dos empregadores na chamada “lista suja”.
O novo texto vai ao encontro do Decreto Lei 2848/40 ao estabelecer os elementos para configuração do crime, podendo ocorrer em conjunto ou isoladamente. Nesse sentido, os conceitos abaixo deverão nortear a fiscalização, a concessão de seguro-desemprego aos resgatados e a inserção de nomes de empregadores na “lista suja”:
Condição degradante de trabalho. Qualquer forma de negação da dignidade humana pela violação de direito fundamental do trabalhador, notadamente os dispostos nas normas de proteção, segurança, higiene e saúde no trabalho.
Jornada exaustiva. Toda forma de trabalho, de natureza física ou mental, que, por sua intensidade ou exaustão, acarrete violação de direito fundamental do trabalhador, notadamente os relacionados à segurança, saúde, descanso e convívio familiar e social.
Servidão por dívida. A limitação ao direito fundamental de ir e vir ou de encerrar a prestação de trabalho, em razão de débito imputado pelo empregador ou preposto ou da indução ao endividamento com terceiros.
Trabalho forçado. Aquele exigido sob ameaça de sanção física ou psicológica e para o qual o trabalhador não tenha se oferecido ou no qual não deseje permanecer espontaneamente.
Retenção no local de trabalho:
• Cerceamento do uso de qualquer meio de transporte: Toda forma de limitação ao uso de meio de transporte existente, particular ou público, possível de ser utilizado pelo trabalhador para deixar o local de trabalho ou alojamento.
• Vigilância ostensiva do local de trabalho: Qualquer forma de controle ou fiscalização, direta ou indireta, por parte do empregador ou preposto, sobre a pessoa do trabalhador que o impeça de deixar o local de trabalho ou alojamento.
• Apoderamento de documentos ou objetos pessoais: Qualquer forma de posse ilícita do empregador ou preposto sobre documentos ou objetos pessoais do trabalhador.
Além disso, a nova Portaria reafirma que o resgate de pessoas se aplica em casos de identificação de tráfico de seres humanos para fins de exploração do trabalho:
Tráfico de seres humanos. O recrutamento, o transporte, a transferência, o alojamento ou o acolhimento de pessoas, recorrendo à ameaça ou uso da força ou a outras formas de coação, ao rapto, à fraude, ao engano, ao abuso de autoridade ou à situação de vulnerabilidade ou à entrega ou aceitação de pagamentos ou benefícios para obter o consentimento de uma pessoa que tenha autoridade sobre a outra.
Estrangeiros resgatados. Nos casos de trabalhadores estrangeiros resgatados em situação de vulnerabilidade, estes deverão ser encaminhados ao processo de concessão de residência permanente no País.
“Lista suja”. O cadastro de empregadores flagrados com mão-de-obra análoga à de escravo é independente de autorização do Ministério do Trabalho e somente poderá ser incluído após o exercício do direito de defesa administrativa em primeira e segunda instâncias.
- Denise Fincato
- Eduardo Mascarenhas
- Flavio Sirangelo
- Geraldo Korpaliski Filho
- Hallana Ibaldo
- João Antônio Marimon
- Joel Gallo
- Manoela Pascal
- Patricia Mota Alves
- Paulo Roberto Souto
Erro no banco de dados do WordPress: [Can't find FULLTEXT index matching the column list]SELECT DISTINCT wp_posts.ID, wp_posts.post_date FROM wp_posts WHERE 1=1 AND MATCH (post_title,post_content) AGAINST ('Trabalhista ') AND wp_posts.post_date < '2025-12-06 16:03:41' AND wp_posts.post_date >= '2022-12-07 16:03:41' AND wp_posts.post_status IN ('publish','inherit') AND wp_posts.ID != 9249 AND wp_posts.post_type IN ('post', 'page', 'destaques', 'publicacoes', 'newsletters', 'areas-de-atuacao', 'clientalert', 'advogados', 'conteudo', 'podcasts', 'noticias', 'video', 'tribe_events') LIMIT 0, 6
