![]() |
INFORMATIVOS >> CLIENT ALERTS
VoltarNa 966ª Reunião de Diretoria da ANP, realizada no dia 14/02/2019, a Diretoria aprovou a abertura de Audiência Pública, precedida de Consulta Pública nº 4/2019, para fins de discussão sobre minuta de Resolução que tratará sobre a obrigatoriedade de apresentação de dados de preços referentes à produção, importação e distribuição dos derivados de petróleo, gás natural e biocombustíveis.
A minuta foi apresentada pela primeira vez na Consulta e Audiência Pública da ANP nº 20/2018 e, devido às alterações realizadas na proposta original, o objetivo da atual Consulta é conferir aos agentes de mercado e à sociedade a oportunidade de se manifestarem novamente.
Além disso, a nova Consulta propõe desmembrar a minuta anterior em três: (i) a primeira voltada para produção, importação e distribuição de derivados de petróleo e biocombustíveis; (ii) a segunda voltada para gás natural; e (iii) a terceira específica para a revenda de combustíveis líquidos e GLP. A minuta disponibilizada contempla apenas a primeira etapa.
As principais alterações da minuta voltada produção, importação e distribuição de derivados de petróleo e biocombustíveis visam (i) obrigar os agentes dominantes na produção e importação de derivados de petróleo a publicarem, no sítio eletrônico da empresa, o preço de lista; (ii) incluir, como pré-requisito à homologação dos contratos celebrados entre agente dominante e distribuidor, o preço estabelecido pelas partes com a discriminação por produto e ponto de entrega e que permita o cálculo prévio pelos contratantes e pela ANP; (iii) exigir que todos os distribuidores, produtores e importadores de derivados de petróleo e biocombustíveis de encaminhem informações à ANP do valor unitário do produto e de modalidade de frete, para as operações de venda de derivados de petróleo e biocombustíveis; e (iv) obrigar os distribuidores, produtores e importadores de derivados de petróleo de encaminharem, quando necessário, informações referentes aos preços praticados na comercialização.
A primeira versão da minuta continha, ainda, a vedação à inserção de cláusulas de destinação nos contratos de comercialização, o que ficou mantido na nova minuta voltada para produção, importação e produção de derivados de petróleo e biocombustíveis.
A Consulta Pública receberá contribuições no período entre 18/02/2019 e 04/03/2019. A Audiência Pública será realizada em 20/03/2019.
Mais informações: Link 1 e Link 2
* Para a Consulta e Audiência Pública nº 20/2018: Link
- Anderson Cardoso
- Carlos Fernando Souto
- Clarissa Leão
- Clarissa Yokomizo
- Fabio Di Lallo
- Gustavo Loureiro
- Livia Amorim
- Marcos Frazza
- Matheus Senna
- Isabelle Bueno
- Patricia Lyra
- Rafael Dias
- Renata Rizzo Misoczki
- Thiago Cabral
Erro no banco de dados do WordPress: [Can't find FULLTEXT index matching the column list]SELECT DISTINCT wp_posts.ID, wp_posts.post_date FROM wp_posts WHERE 1=1 AND MATCH (post_title,post_content) AGAINST ('Gás Natural ') AND wp_posts.post_date < '2025-12-06 09:57:26' AND wp_posts.post_date >= '2022-12-07 09:57:26' AND wp_posts.post_status IN ('publish','inherit') AND wp_posts.ID != 11267 AND wp_posts.post_type IN ('post', 'page', 'destaques', 'publicacoes', 'newsletters', 'areas-de-atuacao', 'clientalert', 'advogados', 'conteudo', 'podcasts', 'noticias', 'video', 'tribe_events') LIMIT 0, 6
