![]() |
INFORMATIVOS >> CLIENT ALERTS
VoltarFoi publicado, em 08/07/2020, o Decreto nº 10.417, que institui o Conselho Nacional de Defesa do Consumidor (CNDC), cuja finalidade é assessorar o Ministro da Justiça e Segurança Pública na condução da Política Nacional de Defesa do Consumidor e, ainda, propor recomendações aos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.
De acordo com o Decreto, para atingir sua finalidade, competirá ao CNDC: (i.) propor a adequação das políticas públicas de defesa do consumidor às práticas defendidas por organismos internacionais, tais como a OCDE e a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento; (ii.) propor o aperfeiçoamento, consolidação e revogação de atos normativos relativos às relações de consumo; (iii.) promover programas de apoio aos consumidores menos favorecidos; e (iv.) propor medidas de educação do consumidor sobre seus direitos e suas obrigações.
Competirá ao CNDC, também: (v.) opinar nos conflitos de competência decorrentes da instauração de mais de um processo administrativo para apuração de infração decorrente de fato imputado ao mesmo fornecedor; (vi.) sugerir e incentivar a adoção de mecanismos de negociação, de mediação e de arbitragem para pequenos litígios ou para convenção coletiva de consumo; (vii.) instituir comissões especiais com a finalidade de realizar tarefas e estudos específicos destinados à defesa do consumidor, entre outros.
O CNDC será composto por 15 membros, entre eles, o Secretário Nacional do Consumidor, um representante do Ministério da Economia, um representante do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE, um representante do Banco Central, um representante de fornecedores, representantes de agências reguladoras, além de representantes de entidades públicas estaduais e municipais destinadas à defesa do consumidor, entre outros.
O Decreto em questão revogou o Decreto anterior, de 28 de setembro de 1995, que criava a Comissão Nacional Permanente de Defesa do Consumidor. A finalidade da Comissão então criada era de assessorar a Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça na formulação e na condução da Política Nacional de Defesa do Consumidor. A Secretaria de Direito Econômico foi, em 2012, substituída pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), de modo que o Decreto atual busca adequar-se ao sistema nacional vigente de defesa do consumidor. Competia à antiga Comissão a elaboração, revisão e atualização das normas relativas à produção, industrialização, distribuição e consumo de produtos e serviços, bem como a emissão de pareceres visando à uniformização de decisões no âmbito da defesa do consumidor.
Embora com funções semelhantes, a composição da Comissão, agora extinta, difere da composição do Conselho, recém instituído, uma vez que dentre os membros da Comissão estava o INMETRO; a Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde; a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, do Abastecimento e da Reforma Agrária; e a Superintendência Nacional do Abastecimento – SUNAB – órgãos que não estão no rol de composição do Conselho. O Conselho, porém, incluiu entre seus membros representantes do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE; do Banco Central do Brasil; da ANAC (aviação civil); da ANATEL; (telecomunicações); da ANEEL (energia elétrica); e da ANP (petróleo), que não estavam previstos entre os membros da Comissão agora extinta.
Leia aqui a íntegra do Decreto nº 10.417, que institui o Conselho Nacional de Defesa do Consumidor.
Este material não pretende esgotar o tema, mas destacar os principais aspectos para as empresas. Trata-se de um texto meramente informativo, não devendo ser considerado como opinião legal ou consulta jurídica. É vedada a reprodução ou divulgação do conteúdo, parcial ou integralmente, sem a prévia referência à autoria (Souto Correa Advogados).
Diogo Squeff Fries
Fernanda Girardi Tavares
Guilherme Rizzo Amaral
João Tagliari
Jorge Cesa Ferreira da Silva
Julia Klarmann
Matheus Senna
Nathália Munhoz
Paula de Barros Silva
Patrícia Vasques de Lyra Pessoa Roza
Ricardo Quass Duarte
Rodrigo Ustárroz Cantali
Ronaldo Kochem
Roberta Feiten Silva
Stephanie Vieira Goularte
Thiago Medeiros de Borba
Erro no banco de dados do WordPress: [Can't find FULLTEXT index matching the column list]SELECT DISTINCT wp_posts.ID, wp_posts.post_date FROM wp_posts WHERE 1=1 AND MATCH (post_title,post_content) AGAINST ('Presidência da República institui o Conselho Nacional de Defesa do Consumidor ') AND wp_posts.post_date < '2025-12-06 02:11:38' AND wp_posts.post_date >= '2022-12-07 02:11:38' AND wp_posts.post_status IN ('publish','inherit') AND wp_posts.ID != 15904 AND wp_posts.post_type IN ('post', 'page', 'destaques', 'publicacoes', 'newsletters', 'areas-de-atuacao', 'clientalert', 'advogados', 'conteudo', 'podcasts', 'noticias', 'video', 'tribe_events') LIMIT 0, 6
