![]() |
INFORMATIVOS >> CLIENT ALERTS
VoltarFoi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (15/03/2020) e já está em vigor a Instrução Normativa DREI nº 79, que dispõe sobre a participação e votação a distância em reuniões e assembleias de sociedades anônimas fechadas, sociedades limitadas e cooperativas, tendo em vista a Medida Provisória 931, de 30 de março de 2020 – sendo que as reuniões ou assembleias presenciais já convocadas e ainda não realizadas por conta da pandemia do Covid-19 poderão ser realizadas a distância desde que todos os acionistas, sócios ou associados se façam presentes ou declarem expressamente sua concordância. Naquilo em que a IN não regula, devem ser aplicadas as normas, naquilo em que compatíveis, relativas às reuniões e assembleias presenciais. Tal Instrução Normativa não é aplicável às reuniões e assembleias em que a participação e a votação de acionistas, sócios ou associados sejam exclusivamente presenciais.
De acordo com a IN, as reuniões e assembleias podem ser (i) semipresenciais, quando os acionistas, sócios ou associados puderem participar e votar presencialmente e também à distância ou (ii) digitais, quando a participação ocorrerá totalmente à distância, não sendo realizado em nenhum local físico mas que, para todos os fins, serão consideradas como realizadas na sede da sociedade. A participação e a votação a distância podem se dar mediante o envio de boletim de voto a distância e/ou mediante atuação remota, via sistema eletrônico.
A sociedade deve adotar sistema e tecnologia acessíveis para que todos participem e votem a distância na assembleia ou reunião semipresencial ou digital, sendo possível a contratação de terceiros para administrar, em nome da sociedade, o processamento das informações. De qualquer sorte, a sociedade não poderá ser responsabilizada por problemas decorrentes dos equipamentos de informática ou da conexão à rede mundial de computadores dos acionistas, sócios ou associados, assim como por quaisquer outras situações que fujam ao seu controle.
O sistema eletrônico para a realização da reunião ou assembleia deve garantir: (i) a segurança, a confiabilidade e a transparência do conclave; (ii) o registro de presença; (iii) a preservação do direito de participação a distância; (iv) o exercício do direito de voto a distância, bem como o seu respectivo registro; (v) a possibilidade de visualização de documentos apresentados durante o conclave; (vi) a possibilidade de a mesa receber manifestações escritas dos acionistas, sócios ou associados; (vii) a gravação integral do conclave, que ficará arquivada na sede da sociedade; e (viii) a participação de administradores, pessoas autorizadas a participar do conclave e pessoas cuja participação seja obrigatória. Além disso, nas cooperativas, o sistema deve garantir que o voto seja anônimo nas matérias em que o estatuto social estabelecer que o voto seja secreto.
Finalmente, a sociedade deverá manter arquivados todos os documentos relativos à reunião ou assembleia semipresencial ou digital, bem como a gravação integral dela, pelo prazo aplicável à ação que vise a anulá-la.
Clique aqui e veja a íntegra da Instrução Normativa DREI nº 79.
Clarissa Yokomizo
Cláudio Michelon
Eduarda Chiao da Rocha Ling
Erika Donin Dutra
Fábio Machado Baldissera
Felipe Tremarin
Fernanda Girardi Tavares
Fernando Pellenz
Gilberto Deon Corrêa Junior
Isabelle Ferrarini Bueno
Jorge Cesa Ferreira da Silva
Karina Yunan
Letícia Diehl Tomkowski
Luis Felipe Spinelli
Luiza Coelho Guindani
Natália Mariani
Martha Giugno Termignoni
Rafaela Chemale Kern
Raquel Stein
Rodrigo Tellechea
Silvia Pupo
Thiago Vasconcellos
Vinícius Krüger Fadanelli
Erro no banco de dados do WordPress: [Can't find FULLTEXT index matching the column list]SELECT DISTINCT wp_posts.ID, wp_posts.post_date FROM wp_posts WHERE 1=1 AND MATCH (post_title,post_content) AGAINST ('Publicada Instrução Normativa que regulamenta participação a distância de assembleias e reuniões de sócios ') AND wp_posts.post_date < '2025-12-06 03:32:11' AND wp_posts.post_date >= '2022-12-07 03:32:11' AND wp_posts.post_status IN ('publish','inherit') AND wp_posts.ID != 15114 AND wp_posts.post_type IN ('post', 'page', 'destaques', 'publicacoes', 'newsletters', 'areas-de-atuacao', 'clientalert', 'advogados', 'conteudo', 'podcasts', 'noticias', 'video', 'tribe_events') LIMIT 0, 6
